A Prefeitura de Nossa Senhora das Dores, através da Secretaria Municipal da Saúde, foi beneficiado com equipamento do projeto Spirandi.
O equipamento auxilia no tratamento de pessoas com quadro leve ou moderado de falta de ar. O objetivo é evitar os riscos de intubação de pacientes, principalmente diante do cenário de superlotação das unidades de tratamento intensivo, por conta da pandemia da covid-19. A Spirandi, como é chamada a máscara, também ajuda no processo pós-intubação e de desmame do oxigênio.
A máscara possui baixo custo, fácil montagem e pode operar utilizando gases fornecidos pelas linhas do hospital e por cilindros ou ainda conectado a um ventilador mecânico. Unidades hospitalares de Sergipe já receberam as máscaras e estão utilizando.
O município recebeu esta semana a doação de 05 Sistemas SPIRANDI para uso em ventilação não- invasiva, 05 válvulas PEEP, 05 Fixadores Encefalicos e 05 Filtros HEPA.
Sobre Spirandi
O projeto Spirandi, é uma ação voluntária, liderada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Dentro do projeto já foram produzidas 200 máscaras de ventilação não-invasiva, beneficiando mais de 20 unidades públicas e privadas de saúde de Sergipe e até fora do estado.
Segundo o secretário da saúde, Diego Santana o projeto é inovador e o município fica muito feliz em fazer uso deste material. “Estamos passando por uma situação crítica com essa pandemia e temos que dar espaço para projetos como esses que visam salvar a vida das pessoas que estão acometidas pelo Coronavírus e principalmente porque apresenta inúmeros beneficíos desde investimento a uso”, ressaltou.