Os professores e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino participaram de um momento muito importante de diálogo e esclarecimentos sobre a temática da Educação Inclusiva e Especializada.
O evento aconteceu no Centro Educacional Berila Alves de Almeida.
Educação Inclusiva;
Esse conceito, na verdade, resume um direito básico de todos: o direito ao ensino. Para garantir esse acesso, porém, é preciso assegurar a igualdade de oportunidades contemplando diversidades étnicas, sociais, culturais, de gênero, físicas, sensoriais e intelectuais dos seres humanos.
Educação Especializada;
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
São também considerados público-alvo dessas escolas crianças com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação de acordo com o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.
“A escola é uma instituição que além de ser o espaço para formar cidadãos e levar conhecimento, é também porta de entrada e vínculo entre sociedade, família e instituições. Diante disso, percebemos a necessidade de produzir um Guia de orientação voltado para a Educação Inclusiva e Especializada, e hoje apresentamos a nossa equipe. Importante esclarecer e promover metas sobre a temática que é garantida por lei a esses estudantes”, pontuou Anabel Santos, Secretária da Educação.