Na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, aconteceu a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.
O objetivo da Conferência foi o de debater e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, visando a proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades a este público, garantindo-lhes assim, melhores oportunidades de acesso a serviços eficazes.
Foram trabalhados cinco eixos temáticos, após as discussões em grupo houve a sistematização das propostas elaboradas durante a Conferência, elencando as prioridades para o município, além de plenária para apresentação e aprovação das deliberações. Por fim, foi feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual em 2023.
A Secretária da Assistência Social, Alessandra Lima, declarou que a equipe trabalha de forma enérgica para viabilizar políticas de proteção integral às crianças e adolescentes em conjunto com as outras políticas públicas e com a Rede de Proteção. “A conferência é essencial para a discussão de propostas que assegurem o direito das crianças e dos adolescentes de acordo com nossa realidade local”, comentou.
O dispositivo contou com a presença de Jeferssiany - Presidente do CMDCA, Clesivaldo Monteiro - Sec. Adjunto da Saúde, Arisvaldo Leite representante do Conselho Tutelar, João Lima - Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Melo - Secretário de Comunicação, Solange - Diretora da Unidade de En