O projeto Valorize-se é uma iniciativa do prefeito Thiago de Souza Santos (Dr. Thiago), que será lançado pela Prefeitura de Nossa Senhora das Dores, através da Secretaria Municipal de Comunicação, Marketing e Eventos (SECOM), no dia 04 de julho, no Sindicato dos trabalhadores Rurais, às 8h, para atender e apoiar a prata da casa musical, valorizando os talentos locais.
Além do cadastro de músicos e cantores, o projeto dará orientações técnicas e jurídicas, possibilitando que sejam viabilizadas as suas contratações, tanto pela iniciativa privada quanto pela pública. Além disso, os artistas manterão em dia as documentações exigidas pelos órgãos de controle, a exemplo da feitura do processo de inexigibilidade, onde se solicitam histórico do artista ou conjunto (release), justificativas para o preço praticado, material fotográfico, cartazes e capas de CD/DVD, entre outros.
Um dos diferenciais do VALORIZE-SE é a produção artística ofertada e executada pela SECOM. Estarão disponíveis um estúdio fotográfico, com fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, design e permissão para figurinos, para produção de um material visual de qualidade a ser utilizado nos cartazes dos shows realizados e nos CD’s gravados nas apresentações no município e outros locais; um jornalista para a produção do histórico – entre outros materiais escritos; e consultoria para divulgação e contatos.
No ponto de vista administrativo, outra disponibilidade importante é a de um agente de desenvolvimento, para instruir na inscrição legal como Microempreendedor Individual (MEI) – com isenção de impostos – e de conta jurídica, para serem contratados como pessoa jurídica, além de consultoria em documentação exigida e facultada. Todo esse processo é para que os artistas possam trabalhar legalmente não apenas em Dores, mas como em outras prefeituras.
O objetivo central do VALORIZE-SE é prestigiar os artistas locais, para que eles possam ganhar o reconhecimento dos órgãos públicos e, primordialmente, se valorizarem, tanto como produto cultural quanto no que tange ao cachê e ao lucro financeiro, uma vez que muitos deles vivem exclusivamente da música e à mercê de descriminadas ações de muitos empresários e da terceirização dos custos das apresentações.
Projeto Valorize-Se
A voz que em Dores tem Vez!
Fonte: Secom/Dores