Diante de uma das maiores estiagens dos últimos tempos, a Prefeitura de Nossa Senhora das Dores mobiliza ações para minimizar os efeitos na população, principalmente os agricultores familiares e os povoados do Município.
Logo nos primeiros dias de gestão, o prefeito Dr. Thiago, decretou estado de emergência, que foi aceito pelo Governo Federal e garantiu recursos em socorro aos agricultores.
Através da Secretaria de Agricultura, também foram lançadas neste mês as inscrições para o Fundo Garantia-Safra 2017/18. Em Sergipe, Dores foi primeiro município a aderir ao fundo federal, que atende a outros 10 Estados e concede apoio financeiro para agricultores familiares que perderam sua safra em virtude da seca ou do excesso de chuvas. O termo foi assinado no dia 01/02, em reunião com os Secretários de Agricultura Esmeraldo Leal (do Estado) e Carlos Augusto Barreto Lima (Municipal), a consultora da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Agrário Cristiana Diniz, e outras lideranças locais.
Outra ação da Secretaria foi o início da limpeza das barragens dos povoados dorenses. Na primeira delas, máquinas retiraram o acúmulo de lama no reservatório do povoado Taborda (zona sul do município), a fim de que uma maior quantidade de água seja armazenada nas próximas chuvas. “São atitudes e esforços como esses que a Prefeitura está tomando para que a população dorense possa minimizar o sofrimento causado pela seca e enfrentar com dignidade”, ressaltou Dr. Thiago.
Fonte: Ascom/ Prefeitura Municipal de Nossa Senhora das Dores