A prefeitura de Nossa Senhora das Dores, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira oficina sobre o Previne Brasil.
A ação aconteceu na CDL, teve a duração de dois dias e contou com a participação de técnicos e coordenadores da Secretaria.
O primeiro dia a oficina contou com a participação do Prefeito Mário, do Vereador Fabrício, do Secretário de Saúde Diego Santana, da Diretora da Atenção Primária a Saúde do Estado, Fernanda Barreto, da Coordenadora de APS do Estado de Sergipe Maynara França.
Sobre o Programa:
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
"O Previne Brasil, novo modelo de financiamento da atenção primária, se tornou um grande desafio para os municípios, porém aqui em Dores nós investimos na gestão colegiada, juntamente com os trabalhadores para que possamos discutir os indicadores de saúde e consequentemente levar uma saúde de qualidade ao usuário, parabenizo a toda equipe da SMS e ao prefeito Mário, por todo apoio irrestrito de sempre" Relata o Secretário Diego Santana
"Está de Parabéns toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde por promover essa oficina, que através dela possamos melhorar a cada dia nossos resultados nos indicadores e consequentemente levando uma saúde de qualidade para nosso povo Dorense" Relata o Prefeito Luiz Mário.