O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Nossa Senhora das Dores, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram nas últimas semanas as 11 pré-conferências nos povoados e na sede do município e na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto, teve início a terceira etapa da VI Conferência Municipal da Saúde.
As Conferências de Saúde são, junto ao Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de Políticas de Saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentro da programação da Conferência foi realizada a composição da mesa pelo prefeito Municipal, Luiz Mário, representando a Câmara dos vereadores, o líder do governo, Lucas Lima, Secretário Municipal da Saúde, Diego Santana, o presidente do COSEMS - Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Enock Ribeiro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriana Santana Correia Vieira, a coordenadora do planejamento em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eliane Aparecida e a diretora do Centro Educacional Berila Almeida, Magali Melo Cavalcante.
Ainda seguindo a programação serão aprovadoos as novas diretrizes, objetivos e metas do novo Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Ocorreu também palestras para todos que participaram da VI Conferência.
Na parte da manhã uma palestra sobre a "Análise de Situação de Saúde em Dores: do que mais adoece e mais morre nossa população", com Eliane Aparecida - Coordenadora de Planejamento em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. E na parte da tarde uma palestra abordando "A importância de uma Atenção Primária à Saúde organizada em rede com a Atenção Especializada", ministrada por Maria José Evangelista - Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.